segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

30 MIL CANTAM PARABÉNS PARA WLADIMIR COSTA

Popularidade do parlamentar atraiu a Barcarena caravanas de várias partes do Estado

Toni Gonçalves

A tradicional festa de aniversário do deputado federal mais querido do Pará, Wladimir Costa, se manteve como referência no calendário festivo paraense. Tendo pela primeira vez Barcarena como cidade escolhida para os festejos, o público não fez feio e compareceu em massa aos três locais onde o Wlad pôde receber o carinho dos amigos, entre atrações convidadas e, principalmente, seu povão que ele tanto defende desde o início da carreira no rádio em 1985.
As mais de 25 mil pessoas que cantaram parabéns para Wladimir Costa, tendo como pano de fundo coloridos shows pirotécnicos, confirmou os versos da canção que ele considera seu hino de vida: “Já passei fome. Não me esqueço da sarjeta. Quem me conhece me respeita. Sou filho de Nazaré. Sou caboclo, sim. Sou da lama e não tenho vergonha do que sou.”. Era a população homenageando o líder carismático que saiu das palafitas que antigamente cortavam as baixadas da Pedreira no período pré-macrodrenagem e construiu uma carreira brilhante como radialista e apresentador de televisão para chegar à Brasília e dar uma aula de política. Esta confiança popular se deve ao compromisso que o parlamentar possui com a população, o que abala políticos que enriquecem à custa do dinheiro público e maltrata a população, o que não é diferente em Barcarena.
“Ele poderia comemorar seu aniversário na Assembléia Paraense e convidar só empresários e políticos, no entanto ele comemora junto à população num verdadeiro derrame de gelada e churrasquinho”, comentou Mário Silva, que compôs a caravana de Cachoeira do Arari só para participar do evento. Já o ambulante Elias Santos comentou: “Barcarena não tem muita opção de lazer oferecida pela prefeitura”. Ele acrescenta: “É um absurdo o nosso município ser rico, mas o povo pobre e sem oportunidades como essa de faturar um dinheirinho”. Silva conclui: “Hoje eu sei que vou vender todos os meus picolés, graças ao Wlad”. Esta, aliás, é uma característica do aniversário do Wlad organizado desde 89 e sempre movimentando o mercado armazenista, varejista, etc. Isto sem esquecer da responsabilidade social ao trocar os ingressos por um alimento não perecível, o que arrecadou toneladas de alimentos que serão distribuídos às comunidades carentes de Barcarena.
A população local merecia uma alegria dessas, o que não é oferecido pela prefeitura municipal que não comemorou nem o aniversário da cidade no final de dezembro. O prefeito ainda tentou impedir a festa de acontecer através da esfera judicial.



ATRAÇÕES E ORGANIZAÇÃO TAMBÉM CARACTERIZARAM FESTEJOS

Este ano, o evento aconteceu no último dia 19 em três locais de Barcarena: Campo do União, em Vila do Conde, Cabana Clube, na Vila dos Cabanos, e no Complexo Barcarena, na sede do município. Várias atrações animaram os festejos. Entre elas as aparelhagens de som Rubi, Tupinambá, Super Pop, Príncipe Negro, Super Som Galáctico e Signos Revolution. Também participaram bandas conhecidas como Pérola Negra, AR-15, Tanakara, Bruno e Trio, alem de outras atrações distribuídas em seis palcos.
De acordo com a coordenação da festa, foram distribuídos mais de 20 mil churrasquinhos grátis. O efetivo de segurança soma mais de 300 homens entre policiais militares, civis, bombeiros e segurança particular. “Ainda contamos com 600 pessoas, incluindo voluntários, oferecendo apoio de cozinha, montagem de palco, etc.”, afirmou Tereza Miranda, da coordenação de distribuição de churrasco.
Segundo Marcelo, da Banda Tanakara, Wladimir Costa é um amigo de toda população paraense, e tem um carinho especial por Barcarena e “como amigo, nada melhor do que compartilhar com o amigo esse calor humano barcarenense”. A opinião de Marcelo se assemelha ao entendimento do Dj Betinho, do Pop Som, que frisou a honra em participar da festa. “Venho de graça participar assim como as demais aparelhagens e bandas porque o Wlad representa apoio irrestrito e para sempre à classe artística paraense. Podemos dizer que ele também trás o sangue das aparelhagens”, justificou o dj enquanto concedia uma entrevista ao vivo ao locutor Nenê, da Rádio Metropolitana FM. Esta emissora, inclusive, deu um show de transmissão com os locutores Célio Castro (o Faro Fino), Nelson Almeida e Chico Lazer, dj Cobra, além de locutores apresentando uma programação especial para o aniversário. Representantes de outras emissoras de rádio também levaram seu abraço como a Princesa e Sorriso FM, do nordeste paraense.

Orgulho da família

Companheiros desde os tempos de pobreza, os irmãos estão felizes pela condição social confortável em que vivem graças ao talento e dedicação de Wladimir Costa e porque hoje ele está oferecendo um futuro diferente para tantos cidadãos paraenses.
Segundo Moisés Augusto Costa Rabelo, “é gratificante ver o carinho do povo, não apenas de Barcarena, mas de todo Estado pelo mano que sempre se preocupou não apenas com a família, mas com toda população do nosso Pará”.
Já o companheiro de todas as horas, Waldeci Rabelo, relembra a vida de dificuldades no bairro da Pedreira. “Morávamos nas pontes e depois de passarmos o dia trabalhando na feira, ainda tínhamos que carregar água para tomar banho e ir para a aula. Pena que não deu para se formar, mas hoje o mano oferece a tanta gente mais oportunidades de crescerem na vida através do estudo e geração de emprego”.
Suas expectativas são de cada vez mais trabalhos para o benefício da população. “Ele tem condições e cabeça para isso. Não falo como irmão, e sim, como cidadão que acredita no Wladimir Costa”, disse Waldeci.
Mas a maior marca de Wlad está no carinho pela mãe, cujo coração bate mais forte em saber o quanto seu filho é ovacionado pelo povo “paraoara”. Ela inclusive é lembrada na canção da antiga banda do deputado federal: “Minha mãe é a Nêga Lucimar. Sou rodado no Jurunas e no Guamá”. Sobre o filho, ela comemora o dever cumprido por dar bons exemplos aos filhos, apesar do muito tempo ausente, não omisso, trabalhando na fábrica de castanha. “Só tenho a agradecer a Deus e Nossa Senhora Nazaré pedindo que eles o abençoem cada vez mais”.

Responsabilidade Social

Para Wladimir Costa, sua intenção fundamental de mudar para Barcarena o endereço do evento que já aconteceu em Belém e Ananindeua, é demonstrar sua paixão pelos 143 municípios do Pará que lhe confiou mais de 220 mil votos. “Tenho muito a agradecer à população e trabalho para que o meu povo tenha oportunidade de melhorar de vida e realizar seus sonhos”. Mas ele alerta: “Existem pessoas especialistas em sonhar. Minha preocupação nunca foi somente sonhar, e sim, procurar realizar meus sonhos. Entendo que todos devem ter essa mesma preocupação”.
O aniversário do Wlad que pela primeira vez foi comemorado em 1989, no Entroncamento, sempre contou com a ajuda de amigos que concordam que todo esforço é válido para levar um pouco de alegria à população tão carente de lazer e oportunidades de renda com a movimentação da economia. “Por isso, desde antes de se falar tanto em responsabilidade social, já fomentava a ajuda ao próximo e este ano não pode ser diferente. Este sempre foi meu sonho desde quando ainda estava na Ceasa iniciando minha carreira no rádio. Tanto que agora, pela primeira vez, faremos um DVD com os melhores momentos do meu aniversário que deve ser lançado depois do carnaval”.
Para ele, as autoridades, sobretudo locais, deveriam se preocupar em estar próximas da população. “Muitos políticos se escondem em mundinhos que eles mesmos criam para se distanciar do povo como se o poder fosse eterno”. Wladimir afirma que esta não é uma obrigação apenas do Poder Publico: “Todo mudo deveria estender a mão ao menos favorecido. O mundo é da união, das mãos dadas. Ninguém consegue viver sozinho”.

Um comentário:

Unknown disse...

desejo muitos anos de vida para o wlad que ele vai ai mais uma caminha da pela frete eu desejo de todo coração um felis aniversario